Aqui o sonho se torna realidade!!!!!!!!!!!!

Sejam bem vindos ao blog da Creche Municipal Tio Sebastião Xavier!

Aqui os sonhos se tornam realidade!

Educar brincando! Brincando eu vou crescendo ! Crescendo eu vou me socializando!

Uma equipe voltada para uma educação de qualidade!


quarta-feira, 10 de março de 2010

SOCIALIZANDO

Ao planejar uma aula, o professor:
  • prevê os objetivos imediatos a serem alcançados (conhecimentos, habilidades, atitudes);
  • especifica os itens e subitens dos conteúdos que serão trabalhados durante a aula;
  • define os procedimentos de ensino e organiza as atividades de aprendizagem de seus alunos (individuais e em grupo);
  • indica os recursos (cartazes, mapas, jornais, livros, objetos variados) que vão ser usados durante a aula para despertar o interesse, facilitar a compreensão e estimular a participação dos alunos;
  • estabelece como será feita a avaliação das atividades.
O plano de aula deve estar adaptado às reais condições dos alunos: suas possibilidades, necessidades e interesses.
Ao elaborar o palno de aula, o professor deve levar em conta as características dos alunos e partir dos conhecimentos que eles já possuem. Por isso, é importanteque o professor faça uma sondagem do que os alunos já sabem sobre os conhecimentos a serem desenvolvidos.

Fonte: Claudio Piletti, Didática geral, p.72

terça-feira, 9 de março de 2010

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

A imagem que vocês estão vendo ao lado, criada por Jarbas Domingos de Lira Jr., venceu a exposição Eco-cartoon, realizada por um shopping de Brasília.
O cartoonista utilizou de seu bom humor para expressar a realidade trágica vivida em nosso país e, em especial, sobre a região da Amazônia Legal brasileira.

Uma das grandes lições da Educação Ambiental (E.A) é ajudar o homem a se perceber como parte integrante da natureza, de tal modo que tudo que este fizer a ela é a si próprio que estará fazendo. É uma pena que muitas vezes ele não se dê conta disso e acabe por tomando decisões suicidas. A charge de Jarbas Domingos com um toque de humor negro foi muito feliz em conseguir esplicitar essa verdade com um misto de arte e denúncia que revela de forma dramática como o homem tem se destruído em suas atitudes antisustentáveis. A mensagem da charge é clara: ou o homem muda sua postura diante da natureza ou sua passagem por este planeta chegará ao fim muito mais rápido do que imagina.


PEDAGOGIA DO OPRIMIDO



Paulo Freire, no seu “A pedagogia do Oprimido” fala da condição do oprimido de admirar o opressor. O oprimido foi educado para considerar o modo vida e o padrão de consumo do opressor como corretos. O oprimido aloja, dentro de si, o opressor. Quanto mais se consome, quanto mais se possui, melhor. Essa é a cruel face do sistema ideológico, ainda vigente nos dias de hoje. Ensina o ser humano a ser opressor-oprimido. Para superar essa condição, não basta o oprimido virar um “novo opressor”. É preciso ser “mais” que isso, é preciso que o oprimido se liberte verdadeiramente da ideologia do opressor.


Neste sentido, a educação aparece com o papel central para efetivar o seu pensamento, pois que através de uma educação libertária, o oprimido poderia tomar consciência de sua situação e buscar sua liberdade bem como a de seu opressor. Para tal, propõe que o educador conheça em profundidade cada comunidade que irá educar, conheça a realidade e as palavras que são significativas para cada grupo de pessoas.

Desta forma, as palavras que serão ensinadas na escrita e na leitura, são justamente as que fazem parte do cotidiano destas pessoas.
Assim, Freire acredita que ao conhecer a sua palavra e transformá-la em ação e posterior reflexão, o oprimido passaria de um estágio ingênuo para um estado consciente de sua situação social e tentaria suplantá-la.