Aqui o sonho se torna realidade!!!!!!!!!!!!

Sejam bem vindos ao blog da Creche Municipal Tio Sebastião Xavier!

Aqui os sonhos se tornam realidade!

Educar brincando! Brincando eu vou crescendo ! Crescendo eu vou me socializando!

Uma equipe voltada para uma educação de qualidade!


terça-feira, 9 de março de 2010

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO



Paulo Freire, no seu “A pedagogia do Oprimido” fala da condição do oprimido de admirar o opressor. O oprimido foi educado para considerar o modo vida e o padrão de consumo do opressor como corretos. O oprimido aloja, dentro de si, o opressor. Quanto mais se consome, quanto mais se possui, melhor. Essa é a cruel face do sistema ideológico, ainda vigente nos dias de hoje. Ensina o ser humano a ser opressor-oprimido. Para superar essa condição, não basta o oprimido virar um “novo opressor”. É preciso ser “mais” que isso, é preciso que o oprimido se liberte verdadeiramente da ideologia do opressor.


Neste sentido, a educação aparece com o papel central para efetivar o seu pensamento, pois que através de uma educação libertária, o oprimido poderia tomar consciência de sua situação e buscar sua liberdade bem como a de seu opressor. Para tal, propõe que o educador conheça em profundidade cada comunidade que irá educar, conheça a realidade e as palavras que são significativas para cada grupo de pessoas.

Desta forma, as palavras que serão ensinadas na escrita e na leitura, são justamente as que fazem parte do cotidiano destas pessoas.
Assim, Freire acredita que ao conhecer a sua palavra e transformá-la em ação e posterior reflexão, o oprimido passaria de um estágio ingênuo para um estado consciente de sua situação social e tentaria suplantá-la.




Nenhum comentário:

Postar um comentário