Aqui o sonho se torna realidade!!!!!!!!!!!!

Sejam bem vindos ao blog da Creche Municipal Tio Sebastião Xavier!

Aqui os sonhos se tornam realidade!

Educar brincando! Brincando eu vou crescendo ! Crescendo eu vou me socializando!

Uma equipe voltada para uma educação de qualidade!


EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SE FAZ BRINCANDO !!!!!!!

Difícil alguém negar que uma criança precisa brincar. Entretanto, raros adultos levam essa necessidade a sério. Em casa, na rua e especialmente nas creches e escolas, o direito à brincadeira é reconhecido por muito poucos como essencial ao desenvolvimento infantil.
Se não há estímulo para brincar em casa, a situação piora na creche, na pré-escola e depois na escola. "Não há tempo nem espaço dedicados à brincadeira, nem brinquedos.É rara a escola equipada, que invista nesse aprendizado". Na sala de aula, ou ela é utilizada com um papel didático e acaba totalmente dirigida, ou é considerada uma perda de tempo. E, até na hora do recreio, precisa conviver com um monte de proibições - como também ocorre nos prédios, clubes e condomínios.
Esse descaso talvez se deva à falta de conhecimento sobre os benefícios da brincadeira para o desenvolvimento infantil. "Brincar é um aprendizado, que se tornou vital em nossa sociedade", diz Gisela. Segundo a socióloga, "a infância é um tempo para brincar e através da brincadeira entrar no mundo dos adultos, não de forma imediata, mas simbólica". Na brincadeira, a criança dirige, cuida do bebê, vai trabalhar, cozinha, constrói casas, tudo o que percebe no mundo adulto. "Nesse espaço imaginário, ela elabora seus conflitos, sentimentos e medos", diz Maria Stela. Por isso, numa brincadeira de casinha, logo aparece a briga dos pais, a bebedeira do vizinho ou a bronca da professora. Brincando, a criança amadurece e se fortalece.

Ao mesmo tempo, brincar é criar, tomar iniciativas. É aprender as regras e limites para que o jogo funcione. "A criança reconhece a importância de normas legítimas".Descobre valores. Aprende a conviver sem gritar e brigar. Ganha auto-estima e confiança, pois se sente capaz de participar. Desenvolve a concentração, a coordenação e a habilidade motora. Dá asas à imaginação e à fantasia.